Quais são as expectativas para o BIM no Brasil

0

O Building Information Modeling (BIM), uma metodologia inteligente para desenvolver projetos de forma integral, criando uma base de dados com todas as informações necessárias de um projeto de construção.

Ou seja, através do BIM, o sistema para construção civil oferece apoio a engenheiros, arquitetos e trabalhadores em geral envolvidos na obra, tornando assim o trabalho mais dinâmico e eficiente.

Desde 2018, existe um decreto (n9377) do governo federal que incentiva o uso do BIM com o intuito de difundir a metodologia no país. Neste artigo, vamos falar mais sobre quais são as expectativas para o BIM no Brasil. Confira!

BIM: novo paradigma da construção

O setor de construção tem recebido investimentos tecnológicos significativos, sendo o erp para construtoras um dos mais utilizados no dia a dia, facilitando o trabalho em equipe.

A partir de 2021, a utilização de software para construtora será ainda mais ampliada, isso porque a expectativa é que o BIM não apenas se dissemine nas obras, mas também que seja inserida como disciplina nas faculdades.

Portanto, quem escolher estudar arquitetura ou engenharia poderá aprender sobre a metodologia BIM, que está modificando positivamente o ambiente de trabalho nas construtoras.

BIM: expectativas positivas

É praticamente impossível imaginar o futuro da construção civil sem a utilização de tecnologias como o erp para construtoras, impressão 3D, uso de drones, entre tantas outras.

A popularização do BIM se tornou algo global, com diversos países desenvolvendo projetos com o apoio dessa metodologia. O BIM tem grandes expectativas no país, porque ele facilita o trabalho de construção, oferecendo mais qualidade técnica nos empreendimentos.

Para que fique mais claro, o BIM não é um sistema para construção civil, mas sim uma tecnologia que pode ser difundida dentro de um erp para construtoras. Por exemplo, o Volare Software é um software que permite a integração com o BIM.

O setor de obras contribui atualmente com cerca de 5% do PIB, porém, com a implementação do BIM, a expectativa é que isso aumente 10 vezes, podendo alcançar 50% do PIB do setor.

 

Deixe Seu Comentario


Deixe seu Comentário.