Dicas de construção civil para quem está começando na área
Antes de iniciarmos as dicas de construção civil, precisamos entender do que estamos falando. A construção civil se refere à execução de estruturas que auxiliam no desenvolvimento da sociedade e na qualidade de vida das pessoas. Estamos falando de casas, edifícios, pontes, barragens, rodovias e outras edificações que, antes de tudo, precisam ser projetadas por engenheiros civis e arquitetos. Muitas vezes, eles contam com o auxílio técnico de outras especialidades, dependendo do que se trata o projeto.
Como se vê, a construção civil é um ramo muito amplo e que necessita muito conhecimento. É preciso analisar os detalhes de um projeto para evitar erros, que em grandes proporções pode causar muitos danos. Sendo assim, a primeira das nossas dicas de construção civil é estar adequado com as regulamentações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também é importante respeitar as orientações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), que fiscaliza as profissões do setor e a responsabilidade civil. Além de aprovar os projetos nos órgãos competentes de cada cidade.
Dicas de construção civil para quem está começando na área
Existem várias questões a serem observadas na hora de começar uma construção e todas devem ser consideradas na escolha do terreno. Você não precisa ter o projeto pronto. Mas é bom ter uma ideia em mente. Isso facilitará a escolha do local. Você deve avaliar se a topografia é adequada, se as dimensões são suficientes e até como é a infraestrutura disponível nas proximidades.
Invista em um projeto realista
O que queremos dizer é que você deve investir em um projeto possível de visualizar e viável financeiramente de executar. Para ajudar nessa questão, apresentamos mais uma das nossas dicas de construção civil: tenha um software de gestão e orçamento. Há possibilidade, inclusive, de customizar o sistema conforme a necessidade da sua empresa. Com isso, você pode acompanhar a construção do início ao fim. Ou seja, desde a elaboração do projeto até os acabamentos. Projetos em que estão previstas venda de unidades, também é possível ter esse controle.
Com um software, você organiza melhor o fluxo de trabalho da equipe interna e no campo. Consegue controlar prazos, insumos, recursos, o que garante que o custo final da obra seja o mais próximo possível do estimado. Em alguns sistemas, você consegue incluir com precisão a quantidade de materiais. Além de como e onde eles serão utilizados, trazendo ainda mais realidade para o seu projeto.
Conhecer o Volare é mais uma das nossas dicas de construção civil para quem está começando na área
Referência no mercado há 36 anos, o Volare é o software voltado para orçamento mais completo para empresas da construção civil. Com ele, é possível orçar, planejar e controlar os custos das obras com mais precisão e confiabilidade.
Confira alguns dos benefícios que ele pode oferecer para a sua empresa:
- Assertividade e padronização nos seus orçamentos;
- Redução de custo operacional;
- Controle de desperdício;
- Extração de quantitativos de projetos modelados na tecnologia BIM e interoperabilidade com outros softwares BIM;
- Exclusivo no uso da base de dados TCPO, referência para os profissionais da construção civil, com a 1ª codificação BIM brasileira desenvolvida pela ABNT.
Você está lendo sobre:
“Dicas de construção civil para quem está começando na área”
As duas últimas vantagens são importantes para as empresas que buscam um diferencial competitivo. A tecnologia BIM (Building Information Modeling) agrupa todas as informações técnicas da construção, permitindo a colaboração dos especialistas de todas as áreas. Com os dados integrados e ferramentas específicas, você consegue identificar possíveis interferências e fazer simulações. Desde janeiro de 2021, inclusive, obras e serviços de engenharia realizados direta ou indiretamente por órgãos ou entidades da administração pública federal estão obrigados a utilizar o BIM.
Já a base de valores referência do Volare é um dos mais completos. Há a Tabela de Composição de Preços para Orçamentos (TCPO), que é a mais utilizada pelos profissionais do país para calcular o custo de uma obra. Além dos dados do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices (Sinapi), Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro), Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) e outros.
Última das nossas dicas de construção civil para quem está começando
Como você viu, a construção civil é muito abrangente. Por isso, buscamos apresentar dicas básicas e fundamentais para quem está ingressando agora na área. Então, para reforçar, antes de iniciar qualquer projeto, confirme a parte burocrática junto aos órgãos competentes. Levante tudo que deseja contemplar no projeto e procure um terreno que se encaixa a essas necessidades. Por fim, elabore um projeto que se aproxime o máximo possível do resultado que espera ter. Isso também reflete na previsão de orçamento.
E se quiser conhecer algumas opções de softwares disponíveis no mercado, acesse o nosso site e conheça as nossas soluções.