O estoque de materiais e equipamentos deve ser planejado, organizado e monitorado de acordo com as necessidades e especificações de cada obra, evitando desperdícios, atrasos e paralisações, e estar alinhado com as normas técnicas, ambientais e de segurança do setor, bem como com as exigências dos clientes e fornecedores.
Para realizar um controle de estoque eficaz é preciso contar com ferramentas e sistemas que permitam registrar, acompanhar e analisar os dados relativos ao fluxo de entrada e saída de materiais e equipamentos, bem como o seu consumo, armazenamento e transporte. Essas informações devem ser atualizadas e compartilhadas entre os diferentes setores e profissionais envolvidos na gestão da obra, facilitando a tomada de decisões e a solução de problemas.
Leia também:
O que é controle e medição de obras?
Gerindo seu estoque com excelência
Como controlar estoque, ferramentas e suprimentos
O controle de estoque também deve considerar os aspectos financeiros, tributários e contábeis relacionados aos materiais e equipamentos, como custos, impostos, faturas, notas fiscais e inventários. Dessa forma, é possível otimizar o uso dos recursos, reduzir os riscos e aumentar a competitividade das empresas da construção civil.
Se você tem uma empresa de construção civil, conheça o software Versato, da Expert System, que possui o módulo Estoque e Almoxarifado, desenvolvido para atender a necessidade da sua obra, pensado para otimizar o tempo da sua equipe, otimizando as planilhas de controle de estoque, facilitando a organização da documentação contábil, além de evitar desperdícios e imprevistos que possam surgir no decorrer da sua obra.
Fale com o nosso time comercial e saiba mais sobre nossas soluções.