Como fazer uma obra sustentável

0

Sustentável

As questões ambientais estão cada vez mais em evidência, principalmente na de construção civil, um dos setores mais importantes para o desenvolvimento social. Apesar da crise econômica, o Brasil parece caminhar bem nas construções sustentáveis.

Tanto que aparece como 4º no mundo a realizar esse tipo de obra, que para ser atestada como tal, precisa da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Mas afinal, como fazer uma obra sustentável e colaborar com o meio ambiente e sociedade? Vamos saber mais a seguir.

Obra sustentável: planejamento, gestão e materiais

Primeiramente, é preciso compreender que a obra sustentável corresponde a um conjunto de medidas, envolvendo desde o planejamento, gestão, escolha de materiais e até mesmo o descarte de resíduos.

Por isso, tudo começa no planejamento, seguindo depois de muitos diálogos, para a criação do projeto e pré-construção. São muitas as etapas envolvidas e, para isso, é importante que a empresa use um software para construção para tonar o processo de gestão mais automatizado e assertivo.

É feito todo um estudo de viabilidade, com o intuito de minimizar os impactos sobre o meio ambiente e melhorando seu aproveitamento, como é o caso da energia solar, correntes de vento e melhor eficiência hídrica.

Como você pode observar, são diversos detalhes e, para que tudo ocorra de forma eficiente, o uso de um erp para construtoras é a melhor opção para as construtoras e empresas do setor.

O que envolve uma construção sustentável?

A construção sustentável precisa estar muito alinhada com o entorno, integrando a região e evitando ao máximo danos ao meio ambiente. Por isso, até o canteiro de obra precisa ser sustentável, com os trabalhadores alinhados com a questão do aproveitamento dos recursos e descarte correto de resíduos.

No projeto, deve ser incluído também a criação de áreas verdes, visando o bem-estar dos moradores. É toda uma junção de inovação, tecnologia e sustentabilidade que está envolvida na obra.

Vale lembrar que até mesmo o local do terreno deve ser avaliado para se construir um obra sustentável, porque não se restringe apenas na escolha dos materiais, mas também avalia os impactos futuros.

Um morador que reside em um local próximo a serviços básicos, por exemplo, não precisa usar carro com frequência, e isso já é uma grande ajuda ao meio ambiente.

Quer saber mais como um erp para construtoras pode ser útil para gerir construções sustentáveis? Converse agora mesmo com os especialistas da Expert System.

Deixe Seu Comentario


Deixe seu Comentário.