A tecnologia sustentável na construção civil

0

O ramo da construção civil é um dos mais importantes para o desenvolvimento econômico e social.

Por outro lado, é um dos que mais impacta o meio ambiente e os recursos naturais.

De acordo com dados da CIB – Conselho Internacional da Construção – cerca de 50% dos resíduos sólidos gerados vêm de obras.

Nunca as questões sustentáveis precisaram de tanta atenção e preocupação das grandes empresas como nos dias de hoje. Por isso, a tecnologia sustentável na construção civil é algo mais do que necessário.

sustentável

Sustentabilidade na construção civil

Nos últimos anos diversas tecnologias sustentáveis chegaram para somar à construção civil com o intuito de proteger o meio ambiente.

Telhado e tubulação verde, que tem o intuito de canalizar a água até o esgoto estão entre as mais utilizadas nas construções. O telhado verde, além de ser uma opção ecologicamente ideal, tem sido uma ótima maneira de trazer um pouco para os grandes centros urbanos o verde da natureza. Além da beleza em si, os telhados verdes amenizam a temperatura, funcionando como um isolante térmico.

E não para por aí: energia fotovoltaica, tijolos ecológicos, concreto sustentável, impressões 3D e até Software para construção civil.

Cada uma dessas tecnologias colabora com o meio ambiente de alguma forma, pois minimizam os impactos e a exploração dos recursos que normalmente ocorreriam sem essas novidades.

E os benefícios não se restringem apenas ao meio ambiente, como favorecem o próprio setor como um todo, uma vez que boa parte dessas tecnologias sustentáveis auxilia na otimização do tempo, como é o caso do uso de um Erp para construção civil.

O programa, além de ajudar na organização de dados, torna os processos e etapas de trabalho mais fáceis e ágeis.

É por isso que as grandes empresas do mercado já não conseguem imaginar o trabalho sem essas tecnologias que, sem dúvida, vieram para engrandecer ainda mais o ramo da construção civil.  

Deixe Seu Comentario


Deixe seu Comentário.