Você provavelmente já ouviu falar da metodologia Building Information Modeling (BIM), mas conhece as 5 maneiras de usar a metodologia BIM na sua obra? O assunto, após se tornar obrigatório nas execuções das obras públicas, vem sendo muito comentado no universo da construção civil e está chamando atenção de engenheiros e arquitetos. A popularidade é facilmente explicada visto o número de facilidades que esta metodologia oferece, entre elas, otimizar a produtividade nas obras, garantir a segurança dos dados, aumentar a assertividade dos orçamentos e até auxiliar no controle financeiro. Tudo isso alinhando metodologia do fluxo de trabalho, com tecnologia e inteligência. São recursos que resultam em uma das principais promessas do BIM, que é o impulso na economia de projetos para as construtoras.
Quer saber mais sobre os benefícios de unir tecnologia, inteligência e construção civil para melhorar a sua produtividade e assertividade? Confira abaixo as 5 maneiras de usar a tecnologia BIM na sua obra:
Leia mais:
Conheça os prazos de implementação do BIM no Brasil a partir de 2021
Veja quais são as expectativas para o BIM no Brasil e como se preparar melhor para 2021
3 ferramentas que todo engenheiro civil deve conhecer
1. Serviço produtivo e com mais resultados
Entre as 5 maneiras de usar a metodologia BIM, está a maior produtividade na sua rotina no canteiro de obras. Com inúmeros trabalhos e prazos a serem cumpridos, gerenciar cada detalhe de uma obra não é simples. Em contrapartida, é possível simplificar esses processos. Uma solução é contar com um software especializado em construção civil. O Volare, software desenvolvido pela Expert System, é um exemplo que conta com a exclusividade do interpretador BIM e permite criar filtros e regras, com fórmulas e condições personalizadas que vão ler e interpretar os modelos Por meio de um interface prática e intuitiva, possibilita organizar todos os dados da construção, acessá-los de qualquer lugar e conta com um sistema moderno de pesquisa, para você encontrar o que precisa com poucos cliques. Tudo isso resulta em uma gestão mais eficiente, melhora a comunicação e o compartilhamento de informações, evitando ruídos de comunicação e atrasos, além de também controlar e beneficiar a parte financeira do projeto.
2. Fluxo de caixa em dia
O controle de gastos é um dos pilares para o sucesso de uma obra. Se o gasto for maior que o ganho, o resultado será de prejuízos para a construtora. Por isso, é preciso um bom gerenciamento que monitore todos os recebimentos e pagamentos. Para essa questão, o Volare conta com quatro funções e diversas ferramentas que permitem organizar e controlar os orçamentos. Entre as funções principais, está a criação de relatórios por meio de uma Tabela de Composição de Preços para Orçamento (TCPO), desenvolvida pela PINI e referência para os profissionais do ramo. E tem mais, após o término da construção, pode ser realizada uma análise do orçamento inicial com o custo efetivo da obra. Assim, o gestor pode utilizar esses dados para fazer estimativas mais precisas em novas construções.
3. Seus dados organizados
Você já pensou em ter os seus dados organizados, fáceis de encontrar e com acesso em qualquer lugar? Com o Volare, software da Expert System, que utiliza as premissas de interoperabilidade do fluxo de trabalho da metodologia BIM, esse sonho é realidade. Com tantos dados e informações que o engenheiro precisa administrar, contar com planilhas bem organizadas é fundamental para o sucesso da obra. Acontece que meios comuns, como o Excel, não entregam praticidade no dia a dia e é comum acontecer de algum dado ser registrado no documento errado ou acabar se perdendo entre tantos números. Por isso, nas 5 maneiras de usar a metodologia BIM na sua obra, não poderia faltar a parametrização dos dados. Com essa tecnologia, é possível atualizar as informações em tempo real e todos os colaboradores com permissão podem acessar, estando na obra ou no escritório, além de contar com um sistema de busca de qualidade, que facilita na hora de encontrar a informação procurada.
Você está lendo: 5 maneiras de usar a metodologia BIM na sua obra
4. Visualização do projeto em 3D
No Volare, com a integração da tecnologia BIM, o trabalho dos profissionais do setor da construção civil é ainda mais eficiente. O software, por meio da extração dos dados e desenhos de um projeto, possibilita o engenheiro e o arquiteto visualizarem a obra por um visualizador 3D. Com essa tecnologia, uma maquete digital exata é desenvolvida, permitindo as alterações necessárias antes de iniciar a construção e uma execução muito mais assertiva. Os benefícios dessa tecnologia envolvem praticidade e economia para a empresa.
5. Vantagem competitiva
Já te contamos neste artigo que o uso do BIM é obrigatório nas execuções de obras públicas. Mas, saiba que essa novidade também interfere no setor privado. Com a concorrência do mercado, em ambientes cada vez mais competitivos, quem não se adapta às novidades tecnológicas corre o risco de ficar para trás. O Volare é o único software do mercado que utiliza a base TCPO com codificação BIM desenvolvido pela ABNT. Ao usar um sistema de gestão que permite essa integração, você garante os benefícios do BIM no seu projeto, como o aumento de produtividade, a melhoria da gestão e a redução de custos da obra. O BIM permite desenvolver modelos executáveis, tornando o fluxo de trabalho mais eficiente e com melhor qualidade, promovendo mais assertividade e ajudando na detecção prévia de problemas antes de chegar ao canteiro, e dessa forma, evita prejuízos operacionais.
Agora que você conhece as 5 maneiras de usar a metodologia BIM na sua obra, quer saber mais das funcionalidades e tirar dúvidas sobre o Volare e outras soluções da Expert System? Entre em contato e converse agora mesmo com os nossos especialistas.