Conheça os prazos de implementação do BIM no Brasil a partir de 2021

0

O uso da tecnologia para melhorar o setor de obras está avançando a cada ano. Tanto que o software engenharia civil aliado ao modelo BIM estão conquistando o mundo.

Imagine ter muito mais facilidade e organização na hora de projetar e executar um projeto? Pois é exatamente que a metodologia BIM traz como principal benefício.

Por conta disso, o governo brasileiro quer que o uso do BIM seja disseminado em obras públicas. Saiba mais sobre os prazos de implementação.

 

Decreto para disseminação do BIM

A Estratégia BIM BR, estabelecida pelo decreto n°9.377 de maio de 2018, tem como objetivo fazer com que a metodologia BIM seja disseminada nas obras em até 10 anos.

A ideia é tornar a metodologia mais popular nas obras públicas, desenvolvendo um ambiente adequado para investir no BIM e em sua difusão.

O BIM – Building Information Modeling – torna o trabalho dos profissionais do setor mais eficiente, pois permite a integração de dados, desenhos e introduz novos modelos de 3D, 4D, entre outros.

Desta forma, engenheiros e arquitetos podem visualizar a obra através de uma maquete digital, permitindo ajustes necessários e uma execução muito mais assertiva. Além da propagação do BIM, o uso de tecnologia erp é outra ferramenta que tem oferecido apoio ao setor de obras.

O erp para construtoras integra setores, informações, planilhas orçamentárias e ainda melhora a comunicação entre as equipes.

Gestão eficiente

Além de disseminar a metodologia BIM, o governo quer que a partir de 2021 o BIM se torne disciplina obrigatórias nas faculdades de arquitetura e engenharia.

Sem dúvida, trata-se de uma ideia positiva para a construção, uma vez que o BIM e o software engenharia civil tornam a gestão mais eficiente, reduzem os custos, permite mais organização e melhora a produtividade.

 E sua empresa, já conta com um erp para construtoras? Converse agora mesmo com nossos especialistas.

Deixe Seu Comentario


Deixe seu Comentário.