3 ferramentas que todo engenheiro civil deve conhecer

0

A execução de tarefas do cotidiano de um engenheiro civil se torna melhor com a ajuda dos recursos certos — destacadamente, de tecnologia. Desde ferramentas de elaboração técnica a um software para orçamento de obras, há diversas opções que simplificam o cotidiano e aumentam a qualidade.

Conhecer as alternativas de destaque é indispensável para ter mais desempenho e, principalmente, alcançar os resultados esperados. Os recursos certos podem ajudar e basta selecioná-los corretamente.

Na sequência, descubra quais são as 3 ferramentas que merecem destaque para a rotina do engenheiro civil!

 

1. Os softwares do sistema CAD são indispensáveis

Os programas do tipo CAD fazem parte da rotina da maioria dos engenheiros, com destaque para os profissionais de engenharia civil. Esses são considerados sistemas de criação e permitem criar projetos técnicos completos e de alta qualidade.

O AutoCAD, por exemplo, é ideal para elaborar desenhos técnicos com diferentes perspectivas e todas as informações pertinentes. Também traz diversos recursos de simbologia e de especificação.

Outra opção voltada para a criação é o ARCHICAD. Apesar de ser muito utilizado em arquitetura e design, serve para diversas funções da engenharia civil. A composição e a modelagem de projetos, por exemplo, ficam mais simples com essa alternativa.

 

2. O Revit é outra opção importante para o engenheiro civil

Desenvolvido pela Autodesk, que é a responsável pelo AutoCAD, o Revit é outro programa que se destaca na rotina do profissional de construção civil. Ele permite elaborar projetos arquitetônicos e de engenharia, como ao criar plantas estruturais, elétricas, hidráulicas e assim por diante.

Ele também serve para realizar a documentação completa, com diversas etapas em 3D para melhorar a visualização e o planejamento. A renderização é feita na nuvem, o que ajuda a garantir rapidez e eficiência.

Além disso, o Revit é considerado multidisciplinar e auxilia no gerenciamento de algumas partes do planejamento e da execução do projeto.

 

3. O software para orçamento de obras traz praticidade e segurança

Atender aos limites de custo do projeto é um dos desafios e das principais obrigações do engenheiro civil. Para auxiliar esse processo, a elaboração de um orçamento é uma parte crucial, já que permite distribuir os recursos de acordo com as exigências e com as prioridades.

Nesse caso, contar com um programa para orçamento de obras é indispensável. Ele vai ajudar a preparar e a acompanhar cada uma das etapas, o que auxilia a gestão a garantir a destinação correta dos valores.

Uma opção diferenciada de software de orçamento de obras é o Volare Software. Esse software de construção civil para orçamento conta com diversas funcionalidades, como memorial descritivo, listagem de materiais e de mão de obra e curva ABC de insumos.

Também oferece recursos de planejamento e é o único do mercado a utilizar como base a nova versão da TCPO. Trata-se de uma opção que traz a primeira codificação BIM brasileira e permite a integração com sistemas CAD e com o Revit, por exemplo. Então, é uma solução completa para integrar toda a gestão.

 

Essas ferramentas, que vão desde recursos de desenhos técnicos ao programa para orçamento de obras, fazem a diferença. Escolha as melhores para o seu cotidiano e aproveite os benefícios!

Para acompanhar outras novidades e dicas, curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e acompanhe as postagens do nosso Twitter!

Deixe Seu Comentario


Deixe seu Comentário.