O sucesso de uma obra depende, principalmente, de um bom planejamento. Esse elemento é responsável por embasar todas as decisões e garantir uma atuação que aproveita melhor os recursos. Nesse sentido, a gestão de obras e suprimentos é especialmente relevante. E, para fazê-la, vale a pena recorrer a um ERP para construtora.
Esse sistema para construção civil tem atuação sobre o orçamento e permite fazer uma gestão eficiente. Com os cuidados certos, é possível obter visibilidade, controle e segurança, de modo que não falte nada para a realização do projeto.
A seguir, veja como organizar a gestão de compras e suprimentos com a ajuda de um programa para construção civil voltado para a parte orçamentária.
Saiba como escolher entre os sistemas para construção civil
O primeiro passo para acertar nessa organização é selecionar um programa para construção civil que seja eficiente. Nesse sentido, é preciso considerar alguns fatores, que determinam como será o uso. Veja quais são os principais pontos.
Facilidade de utilização
Como o objetivo é simplificar a gestão orçamentária, a adoção dessa ferramenta tem que ser descomplicado. O ideal é contar com uma opção que seja intuitiva e pensada para o cotidiano da empresa. O uso da tabela TCPO, por exemplo, reduz o tempo necessário para prever os custos associados ao projeto construtivo.
Também é interessante que ela seja fácil de implementar e de treinar os colaboradores. Assim, o processo é favorecido.
Integração
Como estamos falando de um ERP construção civil, é essencial que o programa seja totalmente integrado. A união entre a parte de orçamento e outros elementos da obra ajuda a manter a visibilidade e favorece a tomada de decisão.
Além disso, é preciso pensar em como é feita a comunicação entre a ferramenta e outros programas usados no negócio. Com a codificação BIM, por exemplo, é possível interligar o sistema para construção civil a softwares do tipo CAD.
Isso oferece uma visualização ampla do projeto e ajuda a garantir a melhor alocação de recursos.
Diferenciais de um software para construção civil
A verdade é que contar com uma ferramenta diferenciada tem grande impacto na gestão de compras e suprimentos. Afinal, é uma forma de obter ainda mais valor agregado com o seu uso e de superar desafios.
Portanto, vale a pena priorizar um programa para construção civil que esteja de acordo com as novas necessidades e que ofereça uma atuação distinta ao longo do tempo.
Elabore o orçamento com ajuda do sistema para construção civil
Assim que a opção certa for selecionada, montar o plano de custos pelo ERP para construtora será simples. Basta criar um orçamento em branco e utilizar os recursos, como as tabelas nacionais e regionais de preços.
Faça uma composição de acordo com as principais necessidades do projeto, sem desconsiderar potenciais imprevistos. Se preferir, utilize informações de realizações anteriores para ter uma base mais concreta e precisa.
Acompanhe o desempenho do orçamento criado pelo ERP para construtora
Independentemente da escolha entre as soluções para construtoras, é essencial conferir qual é a efetividade do orçamento. Afinal, por melhor que seja a ferramenta, o acompanhamento continua relevante.
Vale a pena definir alguns indicadores, como a relação entre previsto e realizado e as potenciais extrapolações de valores. A partir disso, é possível fazer as correções necessárias para que a obra seja o mais rentável e lucrativa. Ao mesmo tempo, é uma forma de manter a organização e a praticidade de elaboração do plano orçamentário.
A gestão de compras e suprimentos de uma obra se torna fácil com a adoção de um sistema para construção civil. Com a escolha da ferramenta adequada, a construtora poderá obter uma performance ainda melhor.
Quer outras dicas para otimizar o controle de custos dos seus projetos? Curta nossa página no Facebook e fique de olho!