Atender ao orçamento de uma obra deve ser uma das maiores preocupações de um profissional da área de construção civil. Ao mesmo tempo, esse é um grande desafio, pois imprevistos e outras dificuldades impõem valores extras aos custos. A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar e um bom software de gestão de obras se destaca.
O Volare Software é uma dessas opções e tem a função de facilitar a elaboração e o controle dos gastos provisionados para um projeto. Com isso, é possível obter mais vantagens e atender às necessidades específicas.
A seguir, conheça melhor o software de orçamento da construção civil e veja como suas características auxiliam o controle de orçamento!
Quais são as bases de dados utilizadas neste software para construtura?
Para favorecer a elaboração dos valores, esse programa para orçamento de obras usa algumas bases de dados. Elas estão atualizadas e que permitem a composição completa dos valores.
Por padrão, a base utilizada são as Tabelas de Composições de Preços para Orçamento (TCPO), que é desenvolvida pela PINI e serve de referência. Inclusive, o Volare Software é pioneiro nesse uso.
Outras bases também estão disponíveis, o que garante facilidade na pesquisa e na alteração de valores. Entre as nacionais, estão:
- SINAPI; e
- SICRO.
Também há bases regionais, que aumentam ainda mais a qualidade de projetos específicos. São elas:
- EMOP;
- SIURB EDIF e SIURB INFRA;
- SEINFRA; e
- CDHU.
Qual é a importância da tecnologia BIM?
Outro grande diferencial desse software para construção civil é que ele conta com a primeira codificação BIM brasileira, com desenvolvimento da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Essa codificação é indispensável para criar uma base padronizada para os projetos, o que ajuda na interligação de bases de dados. Inclusive, é isso que favorece a integração com sistemas CAD que utilizam essa tecnologia. O destaque fica para a ligação com ArchiCAD e Revit, o que facilita muito o trabalho.
Quais são as principais ferramentas do orçamento de obras?
Para prever e controlar os valores corretamente, o Volare Software conta com recursos indispensáveis. Ele permite, por exemplo, criar um orçamento sintético e uma versão analítica.
Também faz listagem de materiais e de mão de obra, além de um memorial descritivo. Com a curva ABC de insumos, serviços e equipamentos, é possível conferir quais são as alternativas com maior impacto nos valores.
Para melhorar, ainda há uma função com listagens sobre todas as inconsistências referentes às etapas e aos itens. Assim, há como corrigi-las antes de fechar o orçamento, o que evita imprevistos.
Como é realizado o controle sobre os custos?
Outro aspecto positivo desse programa para orçamento de obras é que a elaboração inicial dos gastos não é a única função. A partir dessa definição, é possível recorrer à funcionalidade de planejamento. Nela, você poderá elaborar os cronogramas físico-financeiros, estipular prazos e estabelecer outras informações.
Assim que a obra tiver início, o controle a medição também são facilitados. Será viável contrapor o que orçado com o que já foi realizado, além de acompanhar aquisições e desembolsos.
Com relatórios completos e constantemente atualizados, é fácil ter insights para saber se o andamento da obra acontece como deveria.
O Volare Software é um software de orçamento para construção civil que tem características robustas e completas. Com ele, é possível prever e visualizar todo o desempenho financeiro do projeto, o que aumenta a segurança e potencializa a performance.
Para ficar por dentro das novidades e ter mais dicas, curta nossa página no Facebook, siga nosso perfil no Instagram e nos acompanhe no LinkedIn!