Cuidar da gestão orçamentária de uma obra é indispensável para o sucesso. Somente com o controle dos custos e das movimentações é possível manter a saúde financeira e, assim, conquistar bom desempenho. É por isso que a elaboração dessa ferramenta deve fazer parte das soluções para construtoras.
Devido à sua importância, o processo deve incluir algumas etapas essenciais, de acordo com as necessidades. Ao conhecer o que fazer, portanto, há como obter a melhor performance.
A seguir, veja como elaborar um orçamento de obras e entenda o que um programa para construção civil tem a ver com a tarefa!
1. Considere o memorial descritivo do projeto para entender todas as necessidades
Um bom orçamento é aquele que leva em conta, especificamente, as exigências da obra. Por isso, é muito importante ter o projeto em mãos para ser capaz de definir adequadamente quais são os valores previstos.
É preciso considerar, por exemplo, todas as etapas que serão executadas, quais serão os materiais necessários, qual mão de obra contratar e assim por diante.
Então, usar a descrição completa do projeto, de acordo com as suas fases e demandas é um bom ponto de partida. Assim, fica mais fácil levantar os custos corretamente.
2. Use um ERP para construção civil na elaboração do orçamento
Somente considerar as etapas não é suficiente. É necessário entender, na prática, o quanto cada fase da obra custa. Inclusive, isso exige pensar em questões como metragem, acabamento, prazo e tantas outras características.
Para facilitar o processo e aumentar a efetividade de valores, o ideal é utilizar um programa para construção civil. Com a tecnologia, há centralização e visibilidade de dados, além de as chances de erros serem menores.
Com o ERP para construção civil, especificamente, é possível integrar esse orçamento a todas as partes da obra. Com isso, é uma das melhores soluções para construtoras, em termos de gestão.
3. Utilize valores de referência adequados no programa para construção civil
Mais que contar com um sistema para gestão de loteamento completo, é crucial poder se basear em números que refletem a realidade. Afinal, quando o assunto envolve os custos de construção, há grandes variações de valores entre as regiões.
Por isso, o ideal é ter um ERP para construção civil que use a Tabela de Composições e Preços para Orçamentos (TCPO). Ela é dividida pela área de construção e considera o custo médio de cada componente. Com seu uso, é possível ter uma visão muito mais completa e adequada.
Então, ter um programa para construção civil que utilize essa tabela como base é a melhor saída. Assim, há como obter bastante previsibilidade e confiança sobre os valores previstos.
4. Estipule indicadores e metas para o acompanhamento
Além de tudo, é indispensável ter a ajuda de alguns indicadores de desempenho. Comparar valores previstos realizados, por exemplo, é uma ótima forma de ter melhor visibilidade e de tomar boas decisões.
Ao longo do tempo, conferir esses números medidos e compará-los com as metas permite identificar pontos de atenção. Na prática, é possível realizar as adaptações necessárias para que o orçamento permaneça relevante.
O orçamento de obras pode e deve ser feito com a ajuda de tecnologia. Com o apoio de um programa para construção civil e de soluções para construtoras semelhantes, sua gestão será a grande favorecida!
Já que essa ferramenta é tão interessante, veja como planejar e manter o controle da obra com um ERP para construção civil.