Sustentabilidade: Como construções podem se adequar?

0

imagem representando a sustentabilidade na construção civil

Construir uma obra sustentável é sempre um desafio, que deve ser encarado com muita responsabilidade. Desde o tipo de projeto, a escolha dos materiais o respeito ao cronograma…

Enfim, as tarefas são diversas e o uso de um ERP para construção civil ajuda na gestão das atividades. O setor de construção é um dos que mais afeta o meio ambiente, tanto pela alta utilização de recursos, como também pela mudança que uma obra acaba trazendo para o local.

Por isso, as construtoras precisam cada vez mais se adequar à sustentabilidade. E como fazer isso na prática? Saiba mais a seguir!

Construções sustentáveis, o que é?

Uma obra que respeita o meio ambiente e que se procura oferecer maior bem-estar aos futuros moradores, assim como se adequa ao local e região onde será construída. É assim podemos compreender o que são as construções sustentáveis, que envolve desde o projeto, a escolha dos materiais, utilização de recursos renováveis, entre outros.

O Brasil está caminhando bem quando o assunto é construir com sustentabilidade. O país é o 4º do mundo a realizar esse tipo de obra, feita com bastante atenção e planejamento.

Para as construtoras que ainda não se adequaram, a utilização de um software de orçamento de obras, também conhecido como ERP para construção civil, tem facilitado a rotina nos canteiros de obra.

Ao projetar uma obra sustentável, a construtora deve respeitar um conjunto de medidas. Por isso, o planejamento é um dos pontos mais importantes nas obras sustentáveis.

Como construções podem se adequar à sustentabilidade?

Uma das primeiras medidas para se adequar à sustentabilidade é adotando sistema para construtoras. Com o uso de um software de orçamento de obras, todo o planejamento, planilhas, orçamentos, pagamentos, controle de insumos, entre outras atividades, serão feitas digitalmente, eliminando assim o uso de papeis.

Em seguida, o planejamento de uma construção sustentável precisa, antes de qualquer coisa, minimizar ao máximo os impactos sobre o meio ambiente. É necessário ainda algumas certificações, como a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Os materiais são essenciais, como uso de madeira de reflorestamento, concreto reciclado, telhas ecológicas, torneiras temporizadoras, descarga de acionamento duplo, etc.

A utilização de um ERP para construção civil é mais uma medida importante para sua construtora se adequar a uma realidade mais sustentável e cada vez mais necessária.

Deixe Seu Comentario


Deixe seu Comentário.