Esse é um termo que vem transformando empresas. Já ouviu falar em User Experience, mais conhecido pela sigla UX? Descubra neste artigo tudo o que você precisa saber sobre UX.
A Experiência do Usuário, como é a tradução na língua portuguesa, é um campo de conhecimento, desenvolvido no início dos anos 90, que busca garantir as melhores experiências no uso de produtos e serviços para os seus respectivos usuários. Em outras palavras, significa entregar para o consumidor um software ou site simples, agradável, organizado e intuitivo.
Para transformar em realidade, os profissionais de UX são responsáveis por desenvolver produtos e serviços que priorizam as necessidades das pessoas.
Ainda tem dúvidas? Não se preocupe. Abaixo, o Embaixador UX da Expert System, Anderson Rennó, separou tudo o que você precisa saber sobre UX. Confira:
Dos anos 90 para 2022
O termo UX foi criado no início dos anos 90, mais precisamente entre 1993 e 1997, pelo designer, cientista e professor Don Norman. A metodologia se popularizou logo que foi lançada, enquanto o visionário trabalhava como vice-presidente do Advanced Technology Group da Apple, quando a marca começou a ser febre mundial. Na época, a experiência no manuseio de computadores era muito restrita. A intenção de Don era desenvolver e nomear uma área de conhecimento que priorizasse o foco nas necessidades das pessoas ao utilizarem os produtos ou acessarem os serviços da marca.
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Entenda na prática tudo o que você precisa saber sobre UX
Imagine que você precisa apertar um parafuso, mas sem o auxílio de uma chave de fenda. Provavelmente, você até vai conseguir, mas terá mais trabalho e levará mais tempo, resultando em uma experiência nada agradável. O profissional UX faz exatamente isso. Ele entende as necessidades dos clientes e propõe soluções melhores e eficientes.
Tudo o que você precisa saber sobre UX está no seu dia a dia
Há muitos cases de sucesso que exemplificam a User Experience na prática. Entre eles, sabia que muitos aplicativos do nosso dia a dia utilizam essa metodologia? É o caso das plataformas Netflix, Instagram e Facebook, provavelmente as mais acessadas no mundo atualmente. Quando você utiliza esses aplicativos, parece que eles sabem exatamente o que está pensando e o que quer, não é? A ideia da UX é exatamente essa, tornar tudo mais prático, fácil e intuitivo.
Quais são as vantagens para um negócio?
A prioridade de um negócio é sempre o cliente, se ele está feliz, o empreendedor também está. Neste sentido, a UX é responsável por despertar essa satisfação dos usuários com os seus produtos. São detalhes que motivam a se tornarem clientes fidelizados, que sempre voltam a procurá-lo, independentemente do segmento aplicado. Com isso, a empresa melhora a imagem e atuação no mercado, além do aumento no número de conversões e volume de vendas.
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Os seis princípios de UX para Don Norman
O criador da User Experience, Don Norman, listou no seu livro “O Design do dia a dia”, seis princípios de UX que explicam por que alguns produtos satisfazem os consumidores, enquanto outros os frustram completamente. Conheça cada um:
- Visibilidade: já acessou um site e se sentiu perdido? Um bom produto é visualmente prático. Utilize ícones e vetores nesse processo. A seta, por exemplo, indica passar a página, enquanto o “x” significa fechar.
- Feedback: é a resposta imediata da página para a ação do consumidor. Se ele quer mudar de página, por exemplo, é o sinal que indica o software trabalhando na ação. Isso impede que a pessoa saia do site ou aplicativo, ou fique repetindo a ação.
- Restrições: crie restrições adequadas para a sua página. Exemplo, se foi pensada para rodar em computadores, mantenha o acesso para o aparelho. Se quiser ampliar para smartphones, desenvolva a versão no tamanho dessa tela.
- Consistência: é a repetição de elementos ou ações. Para ter consistência, o seu produto deve conter um padrão audiovisual, de texto, cor ou som, de modo que um mesmo comando terá sempre o mesmo efeito, facilitando o uso do consumidor.
- Mapeamento: é o resultado do relacionamento entre os controles e as ações que eles executam. Por exemplo, a barra lateral ou as setas dos teclados, que movimentam a página para cima ou para baixo.
- Affordance: significa o consumidor olhar para a aparência de um produto e saber como utilizá-lo.
Anderson Rennó é embaixador de UX da Expert System. Atua com o intuito de levar estes conceitos para: o software de orçamento de obras Volare; o ERP para Construtoras Versato; o Construcloud, que é o Portal de Colaboração para Construtoras; além de outros aplicativos e soluções desenvolvidas em software para a área da construção civil. Você aplica o UX no seu negócio? Conta pra gente nos comentários!