A utilização de EPI e EPC passou a ser obrigatória com a Lei Nº 6.514/77 da CLT e também pela Norma Regulamentadora 6, do Ministério do Trabalho. Mas como fiscalizar o uso adequado de EPI e EPC por parte da equipe e oferecer mais segurança para a realização de atividades que possuem risco direto de acidente?
Afinal, cabe à empresa disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Assim como treinamentos que ensinem o uso adequado. Contudo, os colaboradores precisam fazer a sua parte, exigindo o cumprimento da lei e respeitando as orientações da empresa.
Além de saber como fiscalizar o uso adequado de EPI e EPC, sua empresa precisa estar ciente do que são esses equipamentos e quais deles são indicados para o seu negócio.
O que é um EPI?
A NR 6 considera um Equipamento de Proteção Individual (EPI) todo dispositivo utilizado para proteger o trabalhador e evitar acidentes que ameacem a sua segurança e/ou saúde. Exemplos de EPI:
- capacetes,
- óculos e viseiras,
- luvas e mangotes,
- máscaras e filtro,
- abafadores de ruídos ou protetores auriculares,
- entre outros.
“Como fiscalizar o uso adequado de EPI e EPC”
O que é um EPC?
Já um Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) é tudo que torna o ambiente de trabalho mais seguro. Principalmente aqueles onde são desempenhadas funções de risco, como obras. Exemplos de EPC:
- extintores de incêndio,
- corrimãos,
- exaustores,
- redes de proteção, sinalizadores de segurança como placas, cartazes e fitas zebradas,
- entre outros.
Como fiscalizar o uso adequado de EPI e EPC
Existem algumas maneiras de se fiscalizar o uso adequado de EPI e EPC. O mais simples é a formação e atuação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Ela será responsável por criar ações de conscientização para os colaboradores. Já os métodos mais modernos podem ser a implantação de softwares.
Uma união de todos esses métodos pode facilitar ainda mais esse controle. Através da CIPA, a empresa pode realizar treinamentos que sensibilizem a equipe. O desenvolvimento de murais, reuniões e debates frequentes sobre o tema ajudam a tornar o uso desses equipamentos um hábito.
Aliado a um bom software de gestão, a empresa também se resguarda para as possíveis fiscalizações dos órgãos competentes. Principalmente no que diz respeito à manutenção e atualização desses equipamentos.
Os benefícios de um software de gestão
Para entender como fiscalizar o uso adequado de EPI e EPC por meio de um software de gestão, confira a lista a seguir:
- Gestão de treinamentos: já que falamos na formação da CIPA, seu principal papel são os treinamentos para prevenção de acidentes e conscientização sobre o uso adequado dos equipamentos. Softwares como o Versato, da Expert System, possuem o módulo RH, que possibilita cadastrar nome do curso realizado, entidade que ministrou o curso, carga horária, período de realização, valor investido e se houve certificação.
- Controle de estoque: também no módulo RH do Versato, é permitido cadastrar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com as quantidades disponíveis. Também armazena o número do Certificado de Aprovação (CA), documento emitido pelo Ministério da Economia, que estabelece prazo de validade para comercializar determinado EPI. Com esse controle, é possível atribuir a cada colaborador a distribuição adequada dos equipamentos com data de entrega e devolução. Além de emitir um termo de entrega de EPI e Termo de Responsabilidade de uso do EPI.
- Data de vencimento: principalmente os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) podem ter data de vencimento, a exemplo dos extintores de incêndio e dos materiais que compõem o Kit de Primeiros Socorros. Por isso, um software de gestão se torna indispensável para você saber como fiscalizar o uso adequado de EPI e EPC, pois ele também pode ser configurado para emitir notificações sobre a validade desses equipamentos.
Faça manutenções nos equipamentos
Além de se preocupar com a aquisição de novos equipamentos, também é importante que você faça a manutenção. Alguns não possuem data de validade, mas podem apresentar um desgaste natural com o passar do tempo. Um exemplo são as redes de proteção e os corrimãos. Frequentemente, deve-se checar suas instalações e se ainda oferecem a proteção necessária para os colaboradores.
Neste momento, os softwares de gestão também são um caminho para que a sua empresa saiba como fiscalizar o uso adequado de EPI e EPC. Alguns sistemas, como o Construcloud, possibilitam que você inclua tarefas e indique um responsável, que terá seu painel de atividades atualizado instantaneamente. Essa troca ágil de informações torna o fluxo de trabalho mais eficiente, contribuindo para que sua empresa mantenha as manutenções em dia.
Como fiscalizar o uso adequado de EPI e EPC
Alguns equipamentos, em especial os de proteção individual, são de responsabilidade do próprio colaborador. A empresa deve fazer a orientação a respeito dos cuidados como a higienização. Além de lembrar todos constantemente sobre a importância de comunicar a empresa quando for necessário realizar a troca do EPI.
Como você pode notar, são atitudes simples e cuidados básicos que auxiliam para que a empresa tenha um ambiente seguro. E tudo pode ser facilitado se você contar com a ajuda de um bom software de gestão. Na Expert System, nós temos soluções voltadas para a construção civil. Entre em contato conosco!