BIM: Entenda o que é e para que serve

0

BIM

O ramo da construção civil é um dos que mais se beneficia com as novas tecnologias que estão surgindo no mercado. Impactadas pelo avanço da internet e pelo desenvolvimento de softwares e tecnologia erp, essas inovações auxiliam no trabalho de gestão, na otimização do tempo e compartilhamento de dados.

Hoje vamos falar sobre mais um delas. Você sabe o que é BIM? A sigla vem do inglês Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações da Construção.  Entenda o que é e para que serve, neste artigo exclusivo que preparamos pra você.

O que é BIM, afinal?

O BIM é um processo que se baseia em um modelo inteligente para planejamento de projetos, infraestrutura e gestão de construções.  Com o BIM, a sua construtora pode criar, digitalmente, o modelo preciso para que o seu projeto seja correto e eficiente.

Na prática, para que possamos entender melhor, antigamente os projetos eram feitos à mão, utilizando lápis e papel. Depois, vieram os softwares 3D, como o CAD, e agora o BIM. O BIM não apenas cria modelos digitais 2D e 3D, ele modela objetos de uso que  possuem inteligência, geometria e informação.

Quando um modelo é alterado, o software BIM coordena a alteração em todas a visualizações que mostram aquele elemento. Desta forma, arquitetos, engenheiros e empreiteiros podem trabalhar de forma compartilhada e colaborativa, melhorando assim o projeto como um todo.

Sabemos que o trabalho em uma construtora é enorme e vai além do canteiro de obra. Por isso, muitas empresas do ramo já contam com o seu erp construção civil, que é mais uma forma de otimizar a gestão do negócio.

BIM, mais uma forma de automatizar

Aqui no blog da Expert System abordamos muito sobre a tecnologia erp, que é uma das soluções que nossa empresa desenvolve para automatizar e tornar a gestão da obra mais eficiente.

O BIM é outra forma de automação do uso da informação, uma vez que ele permite desenvolver modelos executáveis, tornando assim o fluxo de trabalho mais eficiente e com melhor qualidade.

Ele serve para melhorar o cronograma, fazer análises de risco da obra, tornar os processos colaborativos, entre outros.

Quer saber mais sobre BIM e sobre o erp construção civil? Converse agora mesmo com nossos especialistas.

Deixe Seu Comentario


Deixe seu Comentário.