Manter o controle sobre cada etapa da obra é indispensável para ter sucesso na empreitada. Com as soluções para construtoras adequadas, é possível garantir a melhor atuação, economicamente viável e que aproveita bem as oportunidades.
Para que tudo isso seja viável, é essencial saber como planejar e como fazer o acompanhamento. Com os métodos e as dicas certas, a tarefa se torna mais simples.
Quer ver o que fazer? Venha conferir 4 soluções para construtoras para planejar e controlar as obras!
1. Utilize um bom programa para construção civil
Estamos em plena era digital, então faz sentido incorporar a tecnologia. Na verdade, essa é uma questão que passa a ser indispensável para a conquista de um bom desempenho. Nesse caso, vale considerar ter um ERP para construção civil, por exemplo.
Esse recurso cuida de todas as etapas do negócio, centralizando informações e diminuindo os riscos de erros. Também é uma forma de aumentar a produtividade e de garantir uma atuação diferenciada e competitiva.
Na hora de escolher um sistema para gestão de loteamento, é preciso selecionar uma ferramenta completa, robusta e confiável. Assim, o projeto é favorecido desde os primeiros passos até a sua conclusão.
2. Incorpore a metodologia BIM às soluções para construtoras
Tão importante quanto usar um ERP para construção civil é garantir que a ferramenta tenha as melhores características. Nesse sentido, uma das novidades envolve a codificação BIM.
Trata-se de uma metodologia que visa à integração entre todos os componentes e as fases da obra. Assim, é possível obter uma atuação fluida, eficiente e, principalmente, que atende a essa nova exigência.
O mais indicado, portanto, é ter um programa para construção civil que adote essa codificação. Desse modo, há como garantir a aderência às novas exigências. Além disso, é uma forma de ter máximo aproveitamento sobre as etapas, sem perder controle sobre elas.
3. Invista em metodologias quanto à gestão de projetos
Além de contar com um sistema para gestão de loteamento, é interessante utilizar métodos específicos quanto ao gerenciamento de projetos. Com a padronização dos passos e o uso de uma metodologia estruturada, inclusive, a atuação da tecnologia do ERP para construção civil se torna ainda melhor.
É o caso, por exemplo, de investir em metodologias ágeis. Com a divisão das etapas em prazos menores, reuniões diárias e máxima integração, é possível melhorar a entrega incremental. Com a adoção de um bom sistema para gestão de loteamento, a tarefa é facilitada.
Também há outras estratégias, que vão do complexo PMBOK ao simplificado Kanban.
Inclusive, há como unir mais de uma ferramenta. O importante é reconhecer quais são as exigências para cada momento, de forma a aproveitar ao máximo as alternativas.
4. Tenha indicadores de performance bem definidos
Independentemente das soluções escolhidas, é indispensável ser capaz de fazer análises objetivas. Assim, a tomada de decisão é melhor e o controle é mais eficiente.
É o caso de planejar um orçamento e acompanhar a relação entre previsto e realizado, por exemplo. Desse modo, é possível identificar gargalos e fontes de desperdício.
Uma boa ferramenta de tecnologia favorece o uso dos indicadores, que tornam toda a análise mais útil. Então, vale a pena considerar!
Planejar e controlar a obra envolve conhecer as melhores soluções para construtoras. Com o uso de um programa para construção civil inovador, integrado e funcional, todo o processo sai favorecido.
Para ficar por dentro das novidades e das melhores dicas, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!