Um dos desafios de quem trabalha no ramo da construção civil é manter os materiais da obra organizados. Um canteiro de obra bem organizado auxilia no desenvolvimento das tarefas, tornando o dia a dia mais eficiente e produtivo.
Aqui na Expert System, ao longo desses 32 anos de experiência no setor de criação de software para construtoras, observamos que uma das formas de ajudar não apenas a manter a ordem na obra, mas também realizar todo o controle do projeto é adotar uma tecnologia erp.
Mas não é apenas isso! Confira a seguir 4 dicas para manter os materiais da obra organizados.
1 – Tenha uma ferramentaria
A rotina de uma obra demanda a utilização de muitas ferramentas, maquinário e materiais diversos. É por isso que o segredo para manter o bom funcionamento do local e não prejudicar os prazos está na organização.
Como o trabalho será feito em meses, em alguns casos até mais de um ano, o ideal é ter uma ferramentaria no canteiro de obra para tornar o ambiente organizado e produtivo.
É importante que um responsável organize o local, atualizando tudo no programa para construção civil.
2 – Adote uma tecnologia erp
Imagine ter, em um único local, todas as ferramentas necessárias para gerenciar com tranquilidade a sua obra? Hoje isso é possível com a utilização de um programa para construção civil.
Ao adotar uma tecnologia erp, você e todos os demais líderes da empresa poderão realizar cadastro de clientes, fazer inventários dos materiais, gerir orçamentos, além de acompanhar todas as informações correspondentes à obra.
3 – Oriente os funcionários
Treinar os funcionários é mais uma tarefa assertiva para manter os materiais da obra organizados, assim como todo o ambiente. Sensibilize seus colaboradores para que usem os equipamentos de segurança todos os dias, além de guardarem todos os materiais ao final do expediente.
Isso ajuda a obra a ter um bom andamento e, assim, sua construtora não se atrasa os prazos de entrega.
4 – Tenha um planejamento
Toda obra deve começar com um bom planejamento que envolve muito diálogo com os clientes, engenheiros e arquitetos, definição de orçamento, compra dos materiais, entre tantas outras atividades necessárias.
Tudo isso seria impossível sem um planejamento estratégico. Depois, compartilhar todas as informações com a equipe através de um programa para construção civil é o que torna o andamento possível.
Planejamento, organização e definição de metas, tudo com o apoio de uma tecnologia erp.