Todos os anos surgem novas tecnologias capazes de mudar a vida em sociedade e contribuir para o fortalecimento da economia.
Um dos setores que mais se beneficia com as inovações tecnológicas é a construção civil. Quem agradece são os empreendedores, que logo podem usufruir dessas novidades para melhorar o se trabalho.
Há soluções diversas, como um software para construção, para ajudar na gestão dos projetos de forma geral, até impressão 3D, bioconcreto, entre outros.
Confira neste artigo: novas tecnologias para construção civil!
1 – Telhas solares
Toda solução que visa à sustentabilidade tem conquistado um grande destaque no setor da construção civil, que cada vez mais tem buscado alternativas para proteger o meio ambiente.
As telhas solares estão entre as novas tecnologias e estão cada vez mais presentes nas chamadas construções verdes. Elas são contém células fotovoltaicas que são inseridas já na estrutura, garantindo a geração de energia para a casa.
2 – Sistema para construtora
Para gerir e organizar todo o trabalho dentro da obra, a tecnologia que se destaca é a do sistema para construtora, conhecido também por erp para construção civil.
Imagine ter que organizar todos os detalhes e etapas de um projeto de forma manual? Hoje em dia isso é totalmente inviável, tendo em vista também a otimização do tempo, que precisa ser aproveitado da melhor forma possível dentro de um setor que lida com prazos.
Por isso, o erp para construção civil é mais uma tecnologia de destaque que permite fazer a gestão do projeto de forma muito mais eficiente.
3 – Tijolos ecológicos
Mais uma tecnologia alinhada com a sustentabilidade. Os tijolos ecológicos secam mais rápido do que o convencional, além de garantir um excelente isolamento térmico.
Isso proporciona muito mais qualidade de vida aos futuros moradores, além de ser uma alternativa positiva ao meio ambiente.
4 – Sensores vestíveis
Os sensores vestíveis ajudam a dar mais segurança aos profissionais da construção civil. Ao usar um capacete com sensor, por exemplo, o profissional é avisado em caso da aproximação de algum impacto.
Há também relógios de pulso capazes de monitorar a temperatura do corpo, impedindo que o trabalhador sofra com a exaustão térmica.