Um loteamento é a divisão de uma grande área de terra em lotes menores. O responsável por ele é o loteado, que pode tanto ser uma pessoa física, quanto uma empresa privada ou um órgão público. Independente de quem seja o loteador, as vendas dos terrenos só poderão ocorrer após a aprovação de um projeto na prefeitura. Nesse sentido, uma loteadora é uma empresa que fica responsável por fazer a correta propaganda e oferecer os lotes que estão disponíveis para venda ou locação. Essa tarefa é um pouco difícil, pois durante a divulgação de seus lotes, eles precisam ser chamativos e gerar vendas. Outro ponto que também gera dificuldade é atualizar quais lotes já foram adquiridos por alguém e não estão mais a venda, o que gerava, muitas vezes, desagrado aos clientes.
Assim, através de um correto sistema para loteadora não são mais necessários tantos vendedores, já que todas as visitas podem ser agendadas. Além disso, também é possível fazer automaticamente simulações com os valores que o cliente tem disponível ou pretende financiar, deixando assim, a pré-venda agendada e facilitando o trabalho do banco. Muitas pessoas ficavam indo até o banco para fazer simulações, o que gerava muita perca de tempo e agora tem essa facilidade, disponível inclusive no site da loteadora.
Para o cliente, muito fácil selecionar a opção que deseja, dentre elas, verificar fotos e informações relacionadas à escolha e ainda escolher qual a sua forma de pagamento fazendo uma simulação, para que se observe se é possível fazer a compra ou locação com o valor que se tem destinado a isso. Isso se torna um diferencial importante para o cliente fechar negócio. Para uma loteadora, esse sistema trouxe benefícios porque quando o cliente se mostra interessado e faz o seu cadastro online, automaticamente a empresa recebe esses dados e pode entrar em contato com ele, oferecendo as propostas de outra forma, com mais ênfase ou outras possibilidades de negociação.