O setor de construção civil é um dos que mais tem sido beneficiado com as tecnologias inovadoras. Elas contribuem para que os processos se tornem mais eficazes, além de deixar a rotina melhor organizada.
Tendo em vista a importância do ramo para o desenvolvimento econômico, ter apoio tecnológico para ampliar o mercado faz toda a diferença.
Pode ser através do uso de um erp para construção civil, impressão 3D, bioconcreto, entra tantas outras. Confira a seguir as tecnologias mais inovadoras e úteis na construção civil.
Drones
Entre as tecnologias mais inovadoras, o drone é um exemplo que tem sido útil em diversos setores da economia. Na construção civil, a função do drone é monitorar as obras em áreas de difícil acesso. Além disso, ele também ajuda a no mapeamento, nas avaliações do canteiro de obra em tempo real, entre outros.
Impressão 3D
Imagine poder imprimir toda uma casa? A impressão 3D já é uma realidade na construção civil, sendo muito utilizada em países como China e Estados Unidos.
O uso da tecnologia permite realizar uma tarefa em menor tempo, além de evitar o desperdício de materiais.
Software para construção civil
O dia a dia dos trabalhadores do ramo ocorre quase que 80% fora do escritório, mais precisamente nos canteiros de obra. Por isso, o uso de um erp para construção civil é a melhor maneira de fazer a gestão de cada projeto.
Inclusive, o ramo da construção civil é um dos que mais se beneficia da mobilidade, poder delegar, acessar informações, solicitar orçamentos, visualizar o projeto… tudo isso através de um smartphone ou tablete com o apoio de um bom software para construção civil.
Rastreamento de ferramentas
Um dos problemas enfrentados pelas construtoras está na perda de ferramentas importantes para a realização do trabalho. Quando elas desaparecem, isso gera prejuízo e atrasos nas obras.
Com o rastreamento de ferramenta, cada uma delas recebe um código de barras que permite fazer o controle diário, onde todas as informações poderão ser atualizadas e compartilhadas no erp para construção civil.