Conheça o SPED
Conhecido como SPED, o sistema público de escrituração digital para construtora trata-se de um projeto do Governo Federal que tem como principal objetivo digitalizar todo tipo de declaração e obrigações fiscais para o meio eletrônico. Tudo isso tem como intuito facilitar o acesso para que as empresas consigam repassar informações para os fiscos e suas respectivas unidades federativas, bem como os estados, Secretária da Fazenda e outras que necessitam ser declarados por uma periodicidade mensal. Neste plano de governo estão incluídas tais categorias, como o SPED contábil, nota fiscal eletrônica e a escrituração Contábil Digital (ECD).
Neste sentido, o sped para construtora foi criado pelo pela Receita Federal no ano de 2007, com o intuito principal de reduzir o custo burocrático na apuração fiscal de empresas, além de melhorar a luta contra a sonegação de impostos, reduzindo as obrigações das empresas e escriturar os livros fiscais de forma digital. Esse formato pode ser facilmente considerado como uma forma de apuração do conjunto de escriturações de documentos fiscais e de declaração de impostos das empresas por meio digital. Todos os documentos relativos ao Sped para construtora precisam e devem ser repassados para a Receita Federal todos os meses. Assim, o sistema fica sempre atualizado exigindo uma maior integração dos processos da empresa, sobretudo com a parte relativa à sua área financeira.
O SPED para construtora é um sistema bem complexo, porém bem funcional. Ele pode ser visto como um projeto com vertentes englobando ainda: a EFD (Escrituração Fiscal Digital) contribuições – nomeado: a SPED fiscal, nota fiscal eletrônica, a nota de produto, a nota de serviço e também o conhecimento de frete eletrônico. Pensando nisso, não deixe para amanhã e garanta o quanto antes o seu SPED para sua construtora. Entre em contato conosco e saiba mais.
Acompanhe semanalmente nosso blog.